segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Receita de Isotônico caseiro

- 01 limão
- 01 pitada de Bicarbonato de Sódio

Como fazer:
Simples, esprema o limão, coloque uma pitada ou duas de Bicarbonato de Sódio e misture isso com água, suco natural, suco de saquinho (tang, k-suco, fresh, etc). Este composto tem o mesmo efeito do Gatorade para atividades com mais de uma hora de duração. Eu prefiro misturar com suco, pois com água fica sem graça e o suco é mais gostoso de tomar para quem está há mais de uma hora correndo.

Comentários:
Eu ví esta receita em uma única revista sobre esportes há alguns anos. Depois disso nunca mais encontrei, nem mesmo na internet. Eu, adepto da teoria da conspiração das grandes marcas, digo que nenhuma revista fala sobre isso simplesmente pelo motivo da Gatorade patrocinar 99% dessas publicações.

Eu sei, eu sei, muitos dirão, e a Gatorade também, que a pessoa não tem noção de quanto bicarbonato está usando e isso pode causar efeitos maléficos e blá, blá, blá. Gozado, há anos as pessoas usam bicarbonato como sal de fruta e ninguém reclamou!!! 

Quando eu corri minha primeira maratona - a de São Paulo, em 2006 - eu não usava minha poção mágica ainda. Eu não treinei os 42 km antes da prova. Tinha programado correr pelo menos 36 km durante os treinos, mas uma bolha me impediu e eu fiz 32 km antes da corrida. Resultado: Quando cheguei nos 32 km da maratona comecei sentir cãibras e sofri para terminar os últimos 10 km. Depois disso, sempre que fazia um treino longo levava uma garrafa com minha mistura. Nunca mais tive problemas.

O limão é rico em vitamina C, em fósforo, potássio, enxofre e magnésio. O bicarbonato tem, óbvio, sódio. O carboidrato você consegue com uma barra de Bananada. Se observarmos a tabela abaixo, da Gatorade, veremos que dá para trocar o muito caro pelo muito barato.


Informação nutricional de Gatorade
Porção de: 200ml (1 copo)
Quantidade
por porção
VD%
Valor Energético48kcal = 200kJ2
Carboidratos12g4
Sódio90mg4
Potássio24mg***
Cloreto84mg

Nenhum comentário: