sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Bruce Lee é meu pastor.....


Eu sou um cara pacifista, pratiquei malemá um pouco de Karatê na adolescência e nunca aprendi um golpe sequer de Kung Fu, arte pela qual Bruce Lee é lembrado até hoje. Mas eu realmente sou fã desse cara!!!

Sou fã porque ele estudou filosofia. Ele treinava absurdamente para ser o melhor lutador de artes marciais. No auge da carreira ele teve um problema nas costas. Ele ficou seis meses de cama, mas estudou tudo quanto é filosofia oriental e criou a sua própria filosofia que ele chamou de Jeet Kune Do. E ele conseguiu se recuperar, apesar dos médicos dizerem o contrário. E ele voltou a sua antiga forma. Para isso ele treinava tudo o que era possível treinar. E não tomava essas merdas de anabolizantes.

Ele corria:

Um dos melhores meios de se manter um constante nível de excelência física e de estabelecer uma base de aptidão a partir da qual pode-se progredir infinitamente é, de acordo com Lee, CORRER. Durante toda sua vida ele recomendou esse tão simples e disponível exercício, dizendo: “Se você não estiver fisicamente ajustado, não deve entregar-se diretamente a um árduo treinamento. Para mim, um dos melhores exercícios é correr. Correr é tão importante que se deve praticá-lo durante toda a vida. A que horas do dia você corra não importa. No início você deve correr naturalmente, como num cômodo “trotar”. Depois, gradualmente aumentar a distância e o “tempo”. E finalmente incluir arranques para desenvolver seu fôlego”.
Bruce corria seis dias por semana entre 15 a 45 minutos, percorrendo entre 2 e 6 milhas (cerca de 3 e 9 Km e meio) quase sempre na companhia entusiástica de seu enorme cão dinamarquês “Bobo”. Corria não importava onde: na praia, nos bosques, nas colinas (aliás gostava de correr subindo encostas íngremes), ou mesmo nas ruas em horas do nascer do dia. Variava o ritmo, passava de um “tempo” moderado a violentos arranques seguidos de um ritmo mais lento e compassado. Saltava, corria em zigue-zague e incorporava em sua corrida qualquer elemento que pudesse servir para melhorar algum aspecto físico em especial.

Ele pedalava:

Bruce usava muito a bicicleta ergométrica para desenvolver resistência cardiovascular e o poder de suas fabulosas pernas, pedalando a toda velocidade uns 60 Km por hora durante 45 minutos.

Ele pulava corda:

Pulava corda com um ou dois pés, alternando-os, ou sobre um pé mantendo o outro à frente, aumentando o ritmo até alcançar um “tempo” realmente veloz. Procurava minimizar os movimentos de braços, levantando os pés do chão apenas o suficente para passar a corda e não mais. Para os principiantes recomendava pular 3 minutos seguidos, descansar 1 minuto e assim sucessivamente. Porém Bruce pulava de forma contínua (sem pausa) durante 30 minutos.

Pérolas dele:

“Força em si não é conhecimento e conhecimento não é treinamento, mas combine conhecimento com treinamento e você obterá força.”

“Seja amorfo… sem formas, como a água. Agora você coloca a água num copo, ela se torna o copo. Você coloca a água numa garrafa; ela se torna uma garrafa. Você coloca numa chaleira; ela se torna uma chaleira. Agora a água pode fluir, ou pode destruir. Seja água, meu amigo…”

“Não é o acréscimo diário, mas o decréscimo diário. Corte fora o que não for essencial”

“O praticante de artes marciais só come o que precisa, e não se empolga com pratos que não oferecem benefícios a sua atividade de lutador”.

Usei este blog abaixo como fonte. Se quiser saber mais acesse, pois é um ótimo endereço sobre Bruce Lee.

Nenhum comentário: