sábado, 19 de junho de 2010

Animação de um conto de José Saramago



Dirigida por Juan Pablo Etcheverry em 2006, é baseada no conto “A maior flor do mundo”, único escrito infantil de Saramago, que também é o narrador neste curta.

O filme começa com um escritor que se diz incapaz de escrever histórias para crianças. Então ele começa a relatar como seria esse conto, se soubesse contá-lo.

O protagonista é um menino de uns 7 anos, que em uma tarde de verão decide explorar o fascinante mundo existente a cinco minutos de sua casa.

Durante esta aventura ele chega a lugar seco e inóspito onde encontra uma flor murcha. O menino não duvida em ajudar a flor a recuperar toda a sua beleza e vai a procura de água. O trabalho para ele é imenso e esgotador, para ele usa todo o seu empenho. A flor não apenas renasce, mas também cresce de uma forma fantástica, convertendo-se na maior flor do mundo e, provavelmente, na mais formosa.

Quando o locutor termina, lamenta-se não saber produzir histórias infantis, e sugere que agora que todos conhecem o assunto, talvez possam contar melhor que ele, e quem sabe um dia ele possa aprender.

Nenhum comentário: