segunda-feira, 14 de junho de 2010

Eu tomo banho frio todos os dias!

Eu sei que pode parecer loucura, meus amigos dizem isso, mas eu tomo banho frio todos os dias, mesmo no inverno de São Paulo.
Eu comecei em março de 2007, depois de passar um mês no Maranhão. Como lá é muito quente, eu tomava banho frio. A partir dalí, comecei a sentir meu corpo mais disposto para fazer qualquer coisa e decidi usar este método aqui no sudeste também. Eu não conhecia os benefícios do banho frio, mas o Nuno Cobra, meu conterrâneo, que escreveu A Semente da Vitória, explica bem isso no texto abaixo.
Além de ser ótimo para despertar o corpo, o banho frio também serve para relaxar. Eu comprovei isso tomando banhos frios antes de dormir. Isto acontece porque se tomarmos um banho quente antes de dormir, iremos demorar mais para dormir justamente porque o corpo vai levar um tempo para equilibrar a temperatura. É como se tivéssemos saído da academia naquele momento e fossemos dormir. Com o banho frio, o corpo permanece com a temperatura em equilíbrio, facilitando o relaxamento para dormir. Sem contar que eu economizo muita energia elétrica e água. Faça o teste.

Benefícios do banho frio, retirados do livro A Semente da Vitória, de Nuno Cobra

1-Coragem para encarar um desafio:
Quando uma pessoa já se molhou com água fria, não existe coisa, fato ou pessoa que os assuste ou façam ter medo de fazer algo ou até de se machucar por se arriscar numa aventura qualquer por já terem se posto a prova de entregar seu corpo a uma purificação gelada, coisa que geralmente as pessoas pensam muito antes de fazer (entrar numa água fria). Pois ajuda muito para a atitude de coragem.


2-Acabar com a preguiça:
Não tenha vergonha, neste momento todos nós pensamos muito antes de entrar na água fria. Pois, saiba que a água fria acaba com a preguiça, te deixa super produtivo, animado a fazer de tudo alegre e leve sem saber mais o que é frio. Te ajuda a praticar aquele esporte que você vive se prometendo e que nunca faz, arrumar o quarto, se cuidar e muito mais.

3-Ativa a mente:
O banho frio tem o poder de ativar sua mente a pensar mais rápido, resolver problemas com prescisão e velocidade. Sabe porque? Porque é natural que o nosso corpo quando se sente em perigo tenha que reagir rápido para sobreviver ou conseguir fugir de algum perigo. Por isso nossa mente se acelera para resolver algo. Mas pode-se aproveitar isso de uma forma construtiva também. Tomando um banho frio de manhã você já fica mais ativo pra resolver problemas do dia-a-dia ou até inventar coisas boas para sua vida e a dos demais.

4-Ajuda a tonificar os músculos do corpo:
Quando a pessoa entra na água fria o corpo contrae vários músculos dado a reação iniciada pelas terminações nervosas do corpo que levam a informação ao cérebro para mostrar que a temperatura esta diferente, então, os músculos do corpo começam a estremecer para restabelecer a temperatura corpórea. Com esta contração você estará ajudando a eliminar gorduras, ajuda na circulação e na tonificação dos músculos. Processo lento de fitness, mas funciona.

5-Traz alegria:
Bom, depois de todas as etapas acima, esta quinta consequência está ao topo da reação pela experiência do banho frio. Esta característica ocorre quando a pessoa se sente segura, ativa, leve e pronta para qualquer coisa com boa disposição.


Aprenda a tomar banho frio

Por Nuno Cobra

A água exerce um fator muito importante para a saúde. Um banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.

Por uma questão cultural, quando se fala em tomar banho, vem à nossa cabeça aquele banho bem quente, tão desejado, principalmente no inverno.

Vou falar sobre a importância do banho frio. Ele é tido como desagradável. Mas o choque térmico provocado pela água fria é muito revitalizador.

Choque com água: grande benefício

O objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio não é para ficar embaixo da água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo o risco inclusive de se pegar um resfriado. O choque de temperatura vai ‘exigir’ do organismo uma formidável reação que promoverá bem-estar. Isso acontece porque o choque produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais ‘acordado’ e ‘lúcido’, pronto para a ação.

Benefícios do banho frio

- Revigora, estimula os órgãos, eleva todas as funções orgânicas, em conseqüência, seu nível de saúde

- É um afrodisíaco, deixa corpo pronto para ação

- Se tomado corretamente, aumenta o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados - caso esteja resfriado ou gripado evite o banho frio

- Eleva a auto-estima, traz benefícios nos aspectos mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio

Como tomar o banho frio, principalmente no inverno

Existe uma técnica para se tomar o banho frio e não trazer conseqüências negativas, principalmente no inverno ou nos dias frios. Já que ele pode e deve ser tomado durante todo o ano.

Banho frio em três fases

Primeira fase: Abra a ducha no máximo. É claro que o choque inicial com a água fria não é nada agradável, por isso é necessário entrar de uma só vez embaixo do chuveiro. Isso deve ser feito repentinamente e com decisão.

Você vai perceber que o choque inicial é rápido e que o organismo 'responde' de forma decidida a essa entrada. Você joga a água no peito, indo para o ombro esquerdo e direito; perceberá num segundo momento, que ela não estará tão fria; vire-se então para a água atingir suas costas e o quadril; saia rapidamente e desligue o chuveiro.

Segunda fase: Ensaboe vagarosamente todo o seu corpo. Após essa tarefa, faça uma massagem com uma bucha nas costas, braços, peito e abdome. Em seguida, abra o chuveiro e se lance embaixo dele decididamente e fique somente o tempo necessário para retirar o sabão. Você irá perceber que a água estará mais agradável.

Terceira fase: Sem desligar o chuveiro, saia dele e faça mais umas duas ou três entradas na água. Você verá que a água estará apenas estimulante e não mais tão fria.

Irá perceber enquanto esfrega a toalha vigorosamente nas costas, braços e tórax uma sensação muito boa e não sentirá mais frio. Ao contrário, o ambiente frio antes do banho estará extramente agradável e até aquecido.

Cuidados com o banho frio no inverno

Entradas no chuveiro: Todas as entradas no chuveiro desde a primeira fase não devem passar de 30 segundos, para evitar um possível resfriado.

Cabeça: Nas primeiras vezes não se deve molhar a cabeça, para evitar que uma área muito grande do corpo se resfrie.

Após o banho

Coloque um pijama quente, uma meia de lã e deite na cama. Essa ‘horizontal’ irá completar o prazer. Aquecido, feche os olhos e curta esse bem-estar. Fique alguns minutos na cama.
Em seguida, coloque sua roupa, se agasalhe e terá um dia muito mais produtivo com bem-estar, felicidade e uma sensação de vitória.

Nuno Cobra é formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de Ayrton Senna, Mika Hakkinen, Rubens Barrichello, Abílio Diniz entre outros. É autor do best-seller A Semente da Vitória

2 comentários:

João disse...

Olá! Gostei da sua experiência, porém faço a cerca de 3 meses e diferente. Tomo pela manhã, abro o chuveiro e molho os pés depois as mãos e o rosto. Por fim entro o restante e fico por um minuto a dois. Minha imunidade aumentou consideravelmente, minha disposição também é outra! É muito bom mesmo! Obrigado por compartilhar! Vejo várias pessoas tentando provar que o banho frio não muda nada, mas quem experimenta sabe o resultado! Ótimo

Eli Cristina disse...

Oi João, eu também faço como você. Estou tomando banho frio desde dezembro/2019. Estou amando essa experiência. Pretendo continuar mesmo no inverno. A temperatura em Curitiba já está baixa, mas os banhos frios continuam. Amei as dicas do Nuno Cobra.